Você no ateliê

Aqui postarei comentários, publicações, e participações de você músico comigo.

Qualquer duvida sobre instrumentos, limpeza, manutenção e cuidados básicos eu responderei, então sinta-se a vontade e tire suas dúvidas

15º Festival de música de ourinhos

Quero agradecer a todos os músicos que participaram do 15º FMO, foi muito gratificante ver vocês músicos interessados em luteria, fizeram muitas perguntas e tiraram muitas duvidas, muito obrigado as novas amizades construídas, infelizmente tirei poucas fotos, mas o que se guarda na memória nunca esquecemos. 

Dicas no ateliê

Como Limpar meu Instrumento

Praticamente todas as semanas, muitos músicos me fazem essa pergunta. Então, como este é um espaço nosso, resolvi responder detalhadamente.

 

Depois que aprendi com um dos meus mestres liutaios, Vlamir Ramos, a usar essência de terebentina, nunca mais usei outro produto limpante. Realmente, ele limpa qualquer tipo de verniz sem prejudicar, é totalmente seguro, barato e de fácil utilização.

 

Essência de terebentina(link)

 

Uso:

O uso é simples: basta comprar a essência de terebentina em qualquer papelaria ou casa de artesanato, geralmente o vidro com 100 ml custa de 5 a 6 reais e dura o resto da vida. Após abrir o vidro, você irá reparar que o cheiro é extremamente forte. Mas como é um óleo essencial, ele evapora e seu cheiro desparece.

 

Pegue uma estopa ou pano de algodão limpo, umedeça um pouco (não precisa encharcar) e esfregue no instrumento até sair toda a sujeira. Em alguns instrumentos pode demorar, mas sairá tudo. Após passar o produto em todo o instrumento, ele estará meio manchado devido ao excesso. Então pegue um pano limpo e seco e passe para limpar e dar brilho.

 

Pronto, não existem segredos. Recomendo fazer esse procedimento duas vezes ao ano, se precisar. Fora isso, basta passar um pano seco após tocar seu instrumento.

 

Obrigado pela paciência, e se você gostou da dica, por favor compartilhe minha página. Você também pode me mandar um e-mail com sua pergunta no topo da página, eu a responderei aqui e todos serão beneficiados.

 

Quero agradecer ao Leandro Domiciano por editar o texto.

© 2015 Ateliê Buratti

-TODOS OS DIREITOS RESERVADOS-